AGENDA DE CURSOS

Prof. Dr. Edgar Franco

PRÓXIMOS EVENTOS - ESTUDOS INSANOS

TRANSMÍDIA, PÓS-HUMANIDADE, MAGIA & PSICODELIA:

Processos criativos artísticos musicais e audiovisuais

Prof. Dr. Edgar Franco

Graduado em arquitetura e urbanismo na Universidade de Brasília (UnB), onde iniciou suas pesquisas sobre a linguagem dos quadrinhos e suas conexões com a arquitetura. Mestrado em Multimeios na Unicamp estudou as HQs na Internet, batizando essa linguagem híbrida de quadrinhos e hipermídia de HQtrônicas (histórias em quadrinhos eletrônicas), pesquisa que serviu como base para o livro HQtrônicas: Do Suporte Papel à Rede Internet editado em 2005 pela parceria entre as editoras Annablume e a FAPESP, com sua segunda edição publicada em janeiro de 2008. Em 2006 concluiu o doutorado em Artes na ECA/USP. Foi professor dos cursos de Ciência da Computação e Arquitetura e Urbanismo da PUC-MG (Unidade Poços de Caldas) durante 7 anos (2001-2008), atualmente é docente - Faculdade de Artes Visuais da UFG - Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, onde também é professor permanente no Programa de Pós-graduação - Mestrado & Doutorado - em Arte e Cultura Visual. Como pesquisador nas áreas de arte e tecnologia, desenho e histórias em quadrinhos, possui diversos artigos publicados em livros e periódicos e tem apresentado suas pesquisas, há mais de quinze anos, em congressos como Intercom, Lusocom, Compós, Anpap e SBPC. Sua pesquisa de doutorado, Perspectivas Pós-Humanas nas Ciberartes, foi premiada no programa Rumos Pesquisa 2003 do Centro Itaú Cultural em São Paulo. Como ilustrador e cartunista possui dezenas de páginas publicadas em revistas do Brasil e exterior como: Quadreca, Brasilian Heavy Metal, Nektar, Metal Pesado, Quark, Fêmea Feroz, Ervilha, Mephisto (Alemanha), Dragons Breath (Inglaterra), Ah, BD! (Romênia), além dos álbuns solo Agartha, Transessência e Elegia, publicados pela Marca de Fantasia, e de BioCyberDrama Saga, em parceria com Mozart Couto, editado pela Editora UFG em 2013. Em 2009 ganhou o Troféu Bigorna, premiação nacional concedida aos melhores das histórias em quadrinhos brasileiras, o prêmio foi criado pelo notório portal de quadrinhos Bigorna ( www.bigorna.net ) - mais importante veículo informacional da web brasileira dedicado às histórias em quadrinhos nacionais. O trabalho premiado com o troféu foi a revista em quadrinhos Artlectos e Pós-humanos # 3. O trabalho de Franco como artista multimídia envolve também obras criadas para suportes hipermidiáticos, entre elas as HQtrônicas Ariadne e o Labirinto Pós-Humano, que integrou a Mostra de Artes - Sesc SP/2005 ; NeoMaso Prometeu, menção honrosa no 13º Videobrasil - Festival Internacional de Arte Eletrônica (Sesc Pompéia/2001) e O Mito Ômega, web arte envolvendo vida artificial e algoritmos evolutivos. Também é mentor do projeto musical Posthuman Tantra com o qual realiza performances cíbridas multimídia e que lançou em 2010 seu segundo CD oficial pela gravadora Suiça Legatus Records. Em 2011 concluiu o pós-doutorado em Artes no Programa de Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília, Linha de Pesquisa Arte e Tecnologia. Desenvolveu a pesquisa Aurora Pós-humana: Expansão de um Universo Artístico Ficcional Transmídia no Grupo de Pesquisa Arte e Tecnociência, junto ao o Laboratório de Pesquisa em Arte e TecnoCiência, na FGA GAMA/UnB, como bolsista PDJ CNPq. Também em 2011, através de uma série de ações performáticas transmidiáticas, declarou-se Ciberpajé, identidade que assume desde então.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/8415486629956081 PÚBLICO-ALVO: Qualquer cidadão interessado em Arte, Magia, Psicodelia e Pós-humano; PRÉ-REQUISITOS: Não há exigência de pré-requisito. OBJETIVOS:
  • Apresentar um breve panorama do pós-humano na cultura contemporânea e seus desdobramentos artísticos, poéticos e estéticos, a partir das reflexões de teóricos e artistas como Roy Ascott, Natasha Vita-More, Edmond Couchot, Max More, James Lovelock e Erik Davis;
  • Contextualizar o fenômeno da tecnognose na contemporaneidade; destacando a presença da magia e do ocultismo no contexto da linguagem digital binária e suas conexões com as criações narrativas em múltiplas mídias;
  • Destacar e analisar o conceito das 3 realidades de Roy Ascott: Realidade Validada, Realidade Virtual, e Realidade Vegetal e sua ramificação no território das artes através dos ENOC – estados não ordinários de consciência deflagrados por experiências psicodélicas, com ênfase nos processos criativos artísticos desde os anos 60 até a atualidade, desde o rock psicodélico, passando pelas raves e chegando à chamada arte visionária.
  • Apresentar o detalhamento do processo criativo de um universo ficcional transmídia, a Aurora Pós-Humana, detalhando os passos de sua elaboração e destrinchando criações em múltiplas mídias: HQ, HQtrônica, videoarte, videoclipe, animação, curta metragem, conto, performance, poesia, aforismo e música.
  • Exercitar a criação artística a partir de práticas criativas com inspirações psicodélicas, visionárias e mágicas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
  • PÓS-HUMANO E ARTE – 1 hora aula;

  • TECNOGNOSE, ARTE E NARRATIVAS TRASMÍDIA – 1 hora aula;

  • BINARISMO ANTICÓSMICO: linguagem digital reflexões e desdobramentos artísticos– 1 hora aula;

  • AS 3Rvs, ESTADOS NÃO ORDINÁRIOS DE CONSCIÊNCIA E CULTURA CONTEMPOÂNEA – 1 hora aula;

  • PSICODELIA E ARTE VISIONÁRIA – 1 hora aula;

  • CRIANDO O UNIVERSO FICCIONAL TRANSMÍDIA E MÁGICO DA AURORA PÓS-HUMANA – 1 hora aula;

  • ARTE, MAGIA DO CAOS E HIPERINFORMAÇÃO – 1 hora aula;

  • CRIAÇÃO ARTISTICA A PARTIR DE MÉTODOS NÃO USUAIS: a experiência da revista Artlectos e Pós-Humanos e do projeto musical performático Posthuman Tantra – 1 hora aula

  • EXERCÍCIOS DE CRIAÇÃO INSPIRADOS POR ENOC – 1 hora aula;

  • EXERCÍCIOS DE CRIAÇÃO INSPIRADOS POR MAGIA DE SIGILOS – 1 hora aula;