AGENDA DE CURSOS

Prof. Dr. Wellington Lima Amorim

 

PRÓXIMOS EVENTOS - ESTUDOS INSANOS

MODERNIDADES, MODERNISMOS E PÓS-MODERNIDADES

Prof. Dr. Wellington Lima Amorim

Pós-doutorado em Filosofia - UFRJ; Pós-doutorado em Desenvolvimento Regional - Universidade do Contestado - UNC (2018). Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009). Mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005) . Especialização sobre o Ensino de Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005).Bacharel em Filosofia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2003). Atuei como professor visitante na Universidade de Barcelona - UB de 2009 a 2011. Foi membro efetivo da Academia Peruibense de Letras/SP, ocupando a cadeira 35, cujo patrono é Oswald de Andrade. Atualmente é membro e sócio individual da Casa do Poeta em Praia Grande/SP. Atuei como Professor do Mestrado de Filosofia da Universidade Federal do Piaui. Atuei como Professor do Mestrado de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. Colunista dos jornais: JMais - Jornal Digital; Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas, Contingência e Técnica/UFMA. Foi editor gerente da Revista Húmus - ISSN: 2236-4358; QUALIS A3. Editor gerente da Revista Cadernos Zigmunt Bauman - ISSN 2236-4099; QUALIS B4; Editor assistente da Revista Art&Sensorium -  ISSN 2358-0437; QUALIS A3 ; Procuro desenvolver uma per-versão filosófica, ou seja, apresentar uma outra versão da História da Filosofia desde Platão; Aristóteles; Marquês de Sade; Kant, Hegel, Heidegger. Sempre refletindo os conceitos de Ciência e Técnica; Desenvolvimento e positivismo; Desenvolvimento e envolvimento filosófico no Ocidente; Modernidade; Pós-modernidade; Dispositivos de poder; Sociedade da transparência; A ditatura do capital; A ditadura da transparência; Sociedade pornográfica. Autores referenciais: Sade, Kant, Hegel, Heidegger, Nietzsche, Kiekergaard, Camus, Cioran, Zygmunt Bauman, Byung Chul Han; Michel Maffesoli, Jared Diamond; Francis Fukuyama; Samuel Huntington; Globalismo; A ênfase está nos seguintes temas: Contingência, Ética, Violência, Estado, Idealismo Alemão, Racionalização, Técnica, Dispositivo Técnico, Niilismo, Modernidade, Sociologia do Cotidiano e Pós-modernidade. 
LATTES: http://lattes.cnpq.br/8435602742904295PÚBLICO-ALVO: Qualquer cidadão interessado em Filosofia e Ciências Humanas;PRÉ-REQUISITOS: Não há exigência de pré-requisito.OBJETIVOS: 
  • Demonstrar como a ciência e a técnica moderna se entrelaça com a modernidade emergente no século XVIII, após uma longa idade média, nas palavras de Jacques Le Goff.
  • Analisar como o raciocínio binário, formalismo lógico, é produtor de sistemas totalitários na modernidade, com ênfase na hegemonia do desenvolvimento técnico e científico;
  • Apresentar as principais interpretações da modernidade, e como é a recepção da modernidade no Brasil.
  • Compreender como as origens medievais do Brasil serve de fundamento para insurgentes contra o pensamento moderno e representada pelo movimento modernista em 1922;
  • Entender o movimento antropofágico como principal característica da modernidade brasileira;
  • Ilustrar o dilema pós-moderno, que tenta se desvencilhar da modernidade europeia, considerada eurocêntrica, mas se perde no relativismo sociocultural inaugurado pela pós-modernidade, explodindo em um universo tribal e identitário com alto grau de instabilidade, contingência, anomia e imprevisibilidade.

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
 
  • CIÊNCIA E TÉCNICA NA MODERNIDADE – 1 hora aula;

  • RACIONALIZAÇÃO E LIDERANÇA CARISMÁTICA NA MODERNIDADE – 1 hora aula;

  • MOVIMENTOS TOTALITÁRIOS NA MODERNIDADE: a técnica como núcleo central; – 1 hora aula;

  • MODERNIDADE LÍQUIDA, SEGUNDO BAUMAN – 1 hora aula;

  • SOCIEDADE DE RISCO, SEGUNDO ULRICH BECK – 1 hora aula;

  • MODERNIDADE TÉCNICA, SEGUNDO FRANZ BRUSEKE – 1 hora aula;

  • PÓS-MODERNIDADE, SEGUNDO MICHEL MAFFESOLI – 1 hora aula;

  • MODERNIDADE E ANTROPOFAGIA BRASILEIRA - 1 hora aula;

  • TRIBALISMO E IDENTITARISMO – 1 hora aula;

  • ANOMIA, CONTINGÊNCIA, INSTABILIDADE NA PÓS MODERNIDADE – 1 hora aula;